ASSESSORIA, CONSULTORIA, AUDITORIA, TREINAMENTO sobre OHSAS 18001

O que é OHSAS 18001 ?

A OHSAS 18001 é uma norma de origem britânica que orienta para o estabelecimento de um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho (SGSST).

 

A sigla OHSAS significa "Occupational Health and Safety Assessment Series” (em inglês) ou “Série de Avaliação de Segurança e Saúde Ocupacional” (ao traduzi-la para a língua portuguesa).

 

Assim como a norma ISO 9001, que auxilia as empresas a estabelecerem e melhorarem os seus Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ), a norma OHSAS 18001 e seus requisitos podem auxiliar empresas de qualquer segmento ou porte (pequenas, médias e grandes) a evoluirem nas questões de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), alcançando patamares cada vez melhores.

 

A cada ciclo do sistema a empresa passa para um novo patamar de segurança (com menores riscos), e segue melhorando continuamente.

 

Este ciclo é chamado de PDCA, que significa em inglês Plan-Do-Check-Act (ou em português: "Planejar-Fazer-Verificar-Agir").

 

Atualmente esta norma OHSAS é a mais importante do mundo relacionada ao assunto Segurança e Saúde Ocupacional e são muitos os benefícios proporcionados quando uma organização decide implantar um sistema com base em seus requisitos, mesmo que a empresa decida não obter o certificado junto aos organismos de certificação (a certificação é totalmente opcional).

 

A decisão de implantar esta norma é uma demonstração da preocupação com a integridade física dos colaboradores e visitantes.

Treinamento OHSAS 18001.jpg

Quais as vantagens de um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional ?

A maior vantagem é a redução significativa do número de incidentes e acidentes de trabalho, além das doenças ocupacionais e, quando há algum acidente, a gravidade das lesões passa a ser bem menor em relação ao período anterior à implantação do sistema.

 

Além disto, muitos outros benefícios podem ser observados em empresas que fizeram a implantação e mantiveram um sistema de gestão com foco na saúde e segurança do trabalho, entre eles:

 

  • Aumento do cumprimento da legislação pertinente (NR - Normas Regulamentadoras);
  • Redução do custo com autuações e multas em fiscalizações do MTE;
  • Redução do custo com indenizações em ações trabalhistas;
  • Melhoria da imagem institucional da empresa;
  • Significativa valorização de mercado;
  • Redução da exposição aos perigos e riscos das operaçoes;
  • Aumento das notas de avaliação de clientes e fornecedores;
  • Ótima evolução positiva do clima organizacional;
  • Redução de parada de máquinas e perdas de produtividade relacionadas a acidentes.

 

Empresas com um robusto sistema de SST passam meses, e até anos, sem registrar quaisquer acidentes em suas instalações, ainda que as atividades sejam perigosas, como trabalhos em altura, trabalhos com eletricidade, serviços em espaços confinados, movimentação de cargas, serviços à quente, operação de máquinas e equipamentos, serviços em caldeiras e vasos de pressão, entre outros.

Assessoria Consultoria Treinamento Auditoria SGSST OHSAS 18001.jpg

Como a FOKAW pode auxiliar pessoas e empresas quando o assunto é SGSST ?

Quando o assunto é SSGSST (Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho), oferecemos a melhor equipe composta por Engenheiros de Segurança do Trabalho (com CREA) e Auditores Líderes (com certificação reconhecida internacionalmente pelo RABQSA) especializados em planejamento, implantação e auditoria destes sistemas, conforme os requisitos da norma OHSAS 18001 (2007).

 

Para empresas:

 

Serviços de Assessoria, Consultoria e/ou Treinamento para a sua empresa alcançar os maiores resultados no menor prazo possível. Realizamos um diagnóstico completo da área de SST da organização e um planejamento para o cumprimento de todos os requisitos normativos e legais. Auxiliamos a empresa em todas as etapas de implantação do sistema: Planejamento, Execução, Auditoria e Certificação. Sugerimos e desenvolvemos controles para reduzir os riscos operacionais. Também disponibilizamos um Combo de documentos, formulários, procedimentos, instruções de trabalho, manuais, políticas e tabelas, que podem auxiliar muito a organização a ter uma referência documental para o cumprimento da legislação de segurança e atendimento à norma.

 

Para pessoas:

 

Disponibilizamos cursos e treinamentos de capacitação de pessoas interessadas em saber tudo sobre sistemas de gestão de SST e sobre a norma OSHSAS, desde o início do processo até a conclusão da implantação. 

Clique aqui e saiba tudo sobre os nossos serviços de Assessoria, Consultoria e Treinamentos com foco na OHSAS 18001.

Treinamento presencial e online sobre OHSAS 18001.jpg

Ou solicite já uma cotação: 

 

(11)4105-8382 ou comercial@fokaw.com